Meus rabiscos Noturnos

Imaginar a vida sem amor é namoro sem avanços, rede sem doce balanço, fazer sexo sem vontade e viver pela metade!



segunda-feira, 20 de julho de 2009

Denúncia URGENTE - S.O.S - Nascente do Rio Piracanjuba#links#links#links#links#links#links#links#links

Histórias que a vida conta...: Denúncia URGENTE

Tenho tentado de várias formas sensibilizar as autoridades ambientais responsáveis por esta área de preservação permanente, mas ainda não consegui.
Após receber esta denúncia, na sexta feira (17/07/09) de que haviam cortado uma grande árvore para retirar mel, viajei para lá e passei três dias dentro desta mata, observando a situação real desta reserva ambiental.
Há uma grande quantidade de árvores cortadas para fazer cabo de enxada, estaleiros para hortas e também para outras finalidades.
250 metros acima desta nascente, encontra-se um "depósito de lixo", a céu aberto. Jogam de tudo ali, até animal morto, um perigo para a contaminação da água.
O lixo continua na represa, onde algumas empresas retiram água. Até hoje não consegui um "grupo de voluntários" para nos ajudar na limpeza dela.

Visitei vários moradores ribeirinhos e orientei-os para ficarem vigilantes dia e noite, para qualquer barulho de machado, facão ou moto-serra. Um deles falou-me que não vai lá falar nada, pois muitos são ignorantes e grosseiros e pode surgir discussão.
Reuni alguns moradores, velhos, jovens e crianças e criei um grupo de “Anjos da Natureza”. Dei orientações de preservação do meio ambiente , expliquei o que é para “ser dito e o não dito”quando perceberem algum suspeito destes crimes dentro da mata.

Motivei e ensinei as crianças a coletarem sementes e fazerem mudas de novas árvores para reflorestar a mata ciliar. Já realizamos algumas campanhas neste sentido, apenas reforcei a importância que há neste ato de plantar árvores.

Hoje, ao voltar para minha cidade, Goânia, resolvi passar em Silvânia e fazer uma visita para o secretário do meio ambiente Sr. Dácio, responsável por esta APP, pois ela está localizada neste município. Informaram-me que há projetos parados em relação ao RIO PIACANJUBA, apenas esperando autorização para serem executados. Enquanto isto , esta reserva de recursos hídricos estará abandonada

Quem sabe assim, na próxima visita à esta nascente eu tenha uma agradável surpresa!
Uma visita da Secretária do Meio Ambiente seria uma delas!

Helena Bernardes

Nenhum comentário: