Meus rabiscos Noturnos

Imaginar a vida sem amor é namoro sem avanços, rede sem doce balanço, fazer sexo sem vontade e viver pela metade!



quarta-feira, 20 de maio de 2009

Queimadas próximas à nascente do Rio Piracanjuba

O perigo do mato que queima, não é só para estas crianças, é para a mata ciliar e a humanidade inteira.

Recentemente publiquei neste Blog e também na Comunidade Banco do Planeta, uma denúnica da situação atual da Nascente do Rio Piracanjuba. Após trabalho de conscientização com alguns moradores ribeirinhos, fiquei muito triste com estas imagens que registrei um dia após nosso encontro da Campanha do Lixo.
Esta minha luta de formar consciência ecológica nesta comunidade não chegou a todos, ainda falta para muitos moradores.
Não os culpo, pois a vida tem sido muito dura para eles!

Este da foto, é viúvo, tem seis crianças pequenas, mora em um barraco metade tijolo, metade lona, não tem instrução nenhuma, vive de capinar quintal e também da ajuda da comunidade.

Recebeu uma visita recente de uma assitente social, que solicitou fazer um quarto separado para a menina. Está pedidndo ajuda para fazer uma casa digna para os filhos, pois pode perder a guarda das crianças. Quem quiser ajudar com doações de material, mão de obra, e tudo mais que amenize esta situação, serão bemvindos!

Para maiores informações sobre queimadas urbanas , pesquisei e encontrei uma excelente matéria em

QUEIMAR FOLHAS, GALHOS, LIXO, VALE A PENA ?

“De acordo com o Centro para Controle de Doenças (CDC) a fumaça produzida pela queimada urbana produz substâncias químicas que penetram no solo e nas plantas, expondo as pessoas ao risco de adoecerem tanto pela a inalação quanto pela ingestão de alimentos contaminados com: material particulado (pó da queimada urbana), monóxido de carbono, ácido clorídrico, ácido cianídrico, benzeno (causador de pedra nos rins), estireno, formaldeído, arsênio, benzopireno, dioxina, furano, hidrocarbonetos policíclicos e metais pesados”.

"Muitos acreditam que queimando a sujeira acumulada no dia a dia, tais como, folhas e galhos caídos das árvores, o mato crescido no fundo do quintal e o lixo produzido por seus familiares, estarão resolvendo o problema de acúmulo de detritos em sua residência. Na verdade este é um pensamento equivocado, pois a queima transformará detritos sólidos em substâncias gasosas perigosas para a saúde e para o planeta."

"Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as queimadas poluem mais que carros e fábricas nas cidades, pois, a combustão é feita de forma criteriosa e com tecnologia avançada, além do uso de catalisadores e filtros. Bem diferente do que ocorre na rua, no lote, ou no quintal, onde a queimada acontece sem qualquer controle ou critério que minimize os efeitos no meio ambiente e na sua saúde."
Vale a pena navegar por lá!
Helena Bernardes

Nenhum comentário: