Meus rabiscos Noturnos

Imaginar a vida sem amor é namoro sem avanços, rede sem doce balanço, fazer sexo sem vontade e viver pela metade!



terça-feira, 14 de abril de 2009

Rio Piracanjuba

Quem vai ver ?

Será que alguma autoridade ambiental vai ter um "olhar diferenciado" na nascente do Rio Piracanjuba?

Conforme a comunidade ribeirinha, já tem muito tempo que estão nesta luta e até hoje ninguém os escuta.
Apenas a Srª Odete (Semarh - Goiás) atendeu solicitação e encaminhou e-mail para as autoridades responsáveis por este local. A comunidade aguarda visita ao local por parte do Sr. Luiz Henrique e o Sr. Dárcio, pois esta nascente esá localizada a 8 km do DAIA (Anápolis) e é município de Silvânia .

Segue abaixo , na íntegra esta solicitação:

Srª Odete,

Gentileza ver este Blog:http://hqavidaconta.blogspot.com/


Gostaria que solicitasse a secretaria ambiental responsável por esta região , visita ao local para fazer uma avaliação e tomar as providências necessárias para preservação desta nascente. Neste Blog tem algumas imagens do local, inclusive um plano de ação para incluir a comunidade ribeirinha no projeto. Após avaliar este Blog, gostaria que me enviasse uma resposta dando-me o nome da secretaria responsável, e se possível, quem devo procurar para ter certeza que já estão cientes do assunto.


Atenciosamente ,

Helena Bernardes
helenaunes.maezona@gmail.com

Esta foi sua resposta, emcaminhou meu pedido às autoridades responsáveis :

Prezados Luiz Henrique(Anápolis) e Dárcio (Silvânia),

Recebi esse e-mail da senhora Helena Bernardes, e gostaria que acompanhassem localmente o problema, conforme solicitação da mesma, e depois entrassem em contato com ela, pois provavelmente será possível a definição de uma ação conjunta para resolver o problema da nascente.



Após alguns dias enviei e-mail ao Sr. Luiz e ao Sr. Dárcio, solicitando este olhar diferenciado sobre esta nascente e até hoje não tive resposta.

Já havia ido pessoalmente solicitar entevista com Sr. Luiz, na secretaria do meio ambiente em Anápolis, mas ele não podia me atender, foi o que disse sua secretária.

Liguei para o Sr. Dárcio e sua secretária me informou que ele estava em reunião, depois me retornaria a ligação. Estou esperando a resposta deles até hoje!


Criei um programa S.O.S Nascentes e fui junto com alguns moradores locais fazer a nossa parte. Passamos a observar diariamente a mata ciliar com todo seu nicho ecológico.

Verificando o que estava provocando erosões, constatei que alguns moradores derrubaram árvores, ao colocar mangueiras para coletar água.

Nossa atitude foi orientar o plantio de outras árvores. Reunimos-nos e cada um fez suas mudas. Plantamos várias espécies, tais como, jenipapo, ipê rocho e amarelo, paineiras, jambos, jamelão e pitangas.

Realizamos também, a campanha de limpeza da mata. Retiramos vários sacos de lixo de 100 lt, abarrotados de plásticos, garrafas, tecidos, brinquedos velhos, vidros e utensílios domésticos.

Queremos cercar a mata ciliar, pois alguns moradores estão invadindo a área, mas não temos recursos próprios para isto. Não temos dinheiro para pagar a madeira e nem o arame para a cerca. A mão de obra não será necessária , pois a comunidade ribeirinha já se propôs a fazer isto.

Enviei algumas solicitações às empresas do DAIA que retiram água da represa , 100 metros abaixo desta nascente , mas até hoje também, não tive nenhuma resposta.

Por isto, estamos a procura de parceiros que tenham interesse em nos ajudar neste programa de conscientização ecológica e proteger esta nascente.

Quem será vai nos ver ou ouvir?

Helena Bernardes

Nenhum comentário: