Meus rabiscos Noturnos

Imaginar a vida sem amor é namoro sem avanços, rede sem doce balanço, fazer sexo sem vontade e viver pela metade!



quarta-feira, 15 de julho de 2009

Plante uma árvore, reduza a emissão de CO2

Vamos fazer a nossa parte!

Para garantir a sobrevivência de nossas espécies, e isto inclui o "bicho homem", é necessário conscientização ecológica globalizada e local. Não adianta ficarmos vendo pela mídia campanhas em prol de um planeta melhor, se não agirmos dentro de nossa própria comunidade.
Semana passada um "ignorante ecológico", colocou fogo na raiz de uma destas paineiras floridas que vemos na imagem do lado direito.

Sabemos que para reduzir os efeitos de gases poluentes em nosso planeta, é necessário plantar árvores e não destruí-las .

Esta época do ano é propícia para coletar sementes de várias espécies de árvores. Que tal fazer sua parte, plantando ou ensinando as crianças a plantá-las? Reúna algumas crianças e leve-as para coletá-las na sua própria rua ou bairro. Aproveite o passeio para conscientizá-las da importância de seu plantio e conservação.

Explique que cada vez mais os espaços verdes vêm diminuindo nas grandes cidades, para construções gigantescas, nas quais impera o concreto. Claro que o progresso é bom, mas com ele tem que haver uma política ambiental arrojada, com leis protetoras para o meio ambiente que dê resultados e não fiquem só no papel.

Segundo Tatiana Orcolini (Guia de Árvores do Brasil - 2009), falta do verde agrava muitos problemas urbanos, uma vez que provoca enchentes, aumenta as poluições sonoras e do ar, diminui a umidade, entre outras.
Uma árvore adulta pode absorver do solo cerca de 250 l de água por dia. Na cadeia alimentar, a água absorvida pela planta vem junto com nutrientes de matérias orgânicas e são transformados, através de fotossíntese, em alimento para a própria árvore. Sadia, ela gera frutos, folhas, madeira e raízes, que por sua vez, servem de alimento para outros seres vivos.

Cada parte de uma árvore traz um tipo de benefício. A camada de folhas que se forma abaixo das plantas protege o solo dos pingos de chuva, impedindo a erosão, que é evitada pelas raízes, que seguram o solo. A transpiração das folhas evapora até 60 l de água por dia, que vão para a atmosfera e retornam em forma de chuva, ajudando na limpeza dos poluentes do ar e equilibrando o clima da região. Quando plantadas em grande quantidade, as árvores formam uma espécie de parede que impede a propagação de ruídos. Mas de todos esses benefícios, tem um em especial: são elas que garantem o nosso oxigênio.

Alguns cuidados básicos devem ser tomados, na hora do plantio.
Escolher a planta mais adaptada ao local e se há espaço para o seu bom desenvolvimento. O tipo de solo e a presença de água são importantíssimos. A princípio as sementes precisam de condições especiais. Cada árvore tem um tempo de desenvolvimento diferente. Procure informações de como plantar corretamente, existem muitos guias práticos com instruções detalhadas.

Com todas estas informações, você já está mais do que consciente da necessidade de PLANTAR ÁRVORES, seja onde for. Pode ser no seu jardim, em vasos, na calçada, no sítio ou nas matas.

Se tiver uma nascente perto de sua casa, faça uma exploração com as crianças em sua mata ciliar, observe as erosões provocadas pelas enxurradas ou cortes de árvores e ponha a mão na massa. Aproveite este encontro com a Natureza, observe os pássaros e animais que vivem neste nicho ecológico, mostre à elas as belezas de nosso planeta. Incentive o plantio de árvores frutíferas para a sobrevivência de nossa fauna.

Verá como é gratificante e prazeroso este passeio. O importante é o crescimento da consciência ecológica de nossas crianças e também a sua, tornar-se um "anjo da natureza".
Vamos construir um mundo melhor, juntos!

Fotos : Helena Bernardes

Nenhum comentário: