Meus rabiscos Noturnos

Imaginar a vida sem amor é namoro sem avanços, rede sem doce balanço, fazer sexo sem vontade e viver pela metade!



terça-feira, 7 de abril de 2009

Poluição da nascente do Rio Piracanjuba

CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA
Alguém já disse que uma das aventuras mais fascinantes é acompanhar o ciclo das águas na Natureza.Suas reservas no planeta são constantes, mas isso não é motivo para desperdiçá-la ou mesmo poluí-la.
A água que usamos para os mais variados fins é sempre a mesma, ou seja, ela é responsável pelo funcionamento da grande máquina que é a vida na Terra; sendo tudo isto movido pela energia solar

"A qualidade da água se refere a sua aptidão para usos benéficos। De maneira simples a contaminação da água pode ser definida como a adição de substâncias estranhas que deterioram sua qualidade.
A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos। Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde da retirada dos rios até a chegada nas residências urbanas ou rurais. A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez microorganismos patogênicos por litro (como aqueles causadores de verminoses, cólera, esquistossomose, febre tifóide, hepatite, leptospirose, poliomielite etc.). Portanto, para a água se manter nessas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos vindos da erosão.

Do ponto de vista ecológico a qualidade de água de um ecossistema aquático natural pode ser muito diversa; certos ecossistemas apesar de possuírem concentrações elevadas de sais, pHs ácidos ou baixa concentração de oxigênio dissolvido podem ter comunidades estáveis e adaptadas a viver nestes meios। As principais fontes de contaminação aquática são as indústrias, a agricultura e os despejos domésticos. A decomposição natural da matéria orgânica, acumulada em excesso, causa mudanças drásticas na concentração de oxigênio e nos valores de pH."

(Texto:Dr।ª Sônia Lúcia Modesto Zampieron/Biólogo João Luís de Abreu Vieira)
Devido a nascente do Rio Piracanjuba estar próxima a um Setor Agro Industrial, esta água pode estar sendo contaminada । Neste local tem grandes Laboratórios Frmaceúticos, Indústrias de Adubos , Montadoras de Veículos e diversos tipos de Indústrias.

Precisamos conscientizar a comunidade local para manter uma boa qualidade desta água pois grande parte dos moradores sobrevivem de seu uso।

Se você quer ter uma "participação especial" na preservação dos recursos naturais de nosso Planeta, comece agora...Venha nos ajudar neste projeto!




Fotos: Helena Bernardes

Um comentário:

Isabel U.Ramos disse...

Parabéns pelo blog.

Grande abraço,

Isabel